Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

logo-radio-cdt
No comando: Programação Musical

Das 00:00 as 19:59

logo-c-d-t
No comando: Programa Conversas de Terreiro

Das 20:00 as 21:00

logo-c-d-t
No comando: Programa Conversas de Terreiro

Das 20:00 as 21:00

Vivência Espírita
No comando: Programa Vivência Espírita

Das 21:01 as 23:00

pinga-fogo
No comando: Programa Pinga Fogo com Chico Xavier

Das 21:01 as 23:59

bandeira-rs
No comando: O Melhor da Música Gaúcha

Das 21:01 as 23:59

logo-radio-cdt
No comando: Programação Musical

Das 23:01 as 23:59

Assuntos de Psicologia

Compartilhe:
neidiana

ANGÚSTIA, DEPRESSÃO E CULPA.

É relativamente comum que os sentimentos de angústia, depressão e culpa se confundam entre si. Tanto a depressão como a angustia são expressões de conflito da personalidade. Ambas constituem reações básicas do Eu do individuo, embora com conteúdos inteiramente diferentes.

A angústia consiste essencialmente numa reação face ao perigo na qual o Eu evidencia o seu desejo de sobreviver e se prepara para a luta ou para a fuga. A primeira forma de angústia, a angústia face ao perigo, é profundamente concebida como um medo à castração. A outra forma de angústia corresponde a uma situação de perda ou separação. Na depressão acontece o contrario: o Eu encontra-se paralisado porque se sente incapaz de enfrentar o perigo. Alguns autores destacam que a depressão é uma reação de emergência em face de uma situação critica que o individuo atravessa. Entre os sintomas psíquicos e físicos que se manifestam em todo quadro depressivo, assinalaram-se os seguintes: tristeza, apatia, diminuição em maior ou menos grau da autoestima, sensação de vazio, desespero, sentimento de culpa, insônia e etc.

Psicóloga Neidiana Santos

 

A Psicóloga Neidiana Santos tem participações no programa Conversas de Terreiro mensais. É Psicóloga Graduada em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Para saber mais, ACESSE AQUI